Prorrogadas as inscrições para a Bolsa Formação do Pronatec

amaralina4
Foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo interno de professores e capacitadores da rede estadual referente à Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O novo prazo estipulado pela Secretaria da Educação do Estado tem início nesta terça-feira (27) e prossegue até o próximo 3 de julho. Os profissionais selecionados irão atuar nos 126 cursos técnicos de nível médio e de qualificação na formação inicial e continuada.
Serão ofertadas 600 vagas nos Centros de Educação Profissional e unidades escolares da rede estadual, destinadas à formação de cadastro de reserva, exclusivamente, de professores efetivos do magistério público estadual e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) que trabalham no Estado, bem como de ocupantes efetivos de cargos técnicos de qualquer Secretaria de Governo ou de outros órgãos públicos estaduais.
Para se inscrever, o interessado deve imprimir o formulário, que deverá ser enviado, devidamente preenchido, via Sedex, para o endereço da Secretaria da Educação do Estado: 5ª Avenida, 550 – Centro Administrativo da Bahia, Salvador – BA, 41745-004, sala 218-B. A seleção dos candidatos será feita por uma comissão designada através de portaria, formada por servidores da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica. Os profissionais selecionados cumprirão uma carga horária de, aproximadamente, 200 horas/aula por curso, incluindo a carga horária de estágio, sendo oito a dez disciplinas por curso, em média. A carga horária semanal é de 16 horas.
Disciplinas oferecidas – Dentre as disciplinas oferecidas pelos 126 cursos que serão ofertados na primeira etapa do PRONATEC, três são comuns a todos: Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e Empreendedorismo. Outros cursos serão oferecidos pela primeira vez, como Tratorista Agrícola e Georeferenciamento. Há ainda outras opções, como Língua Brasileira de Sinais, Horticultor Orgânico, Apicultura, Pescador profissional, Maquiador Cênico e Músico de Orquestra. Para a execução do programa e a oferta de cursos específicos, a Secretaria da Educação formou parcerias com a Bahia Pesca, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Voluntárias Sociais da Bahia.
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, afirma que esta ação visa consolidar parcerias já estabelecidas entre a Secretaria da Educação do Estado e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Turismo, Cultura e Meio Ambiente na formação de competências nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. “A ideia é aproveitar as competências de outras Secretarias e órgãos do Estado em áreas como Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, visando integrar as ações de formação profissional da Secretaria da Educação com a expertise de profissionais extensionistas, que atuam mais próximos ao mundo do trabalho, unindo teoria e vivência prática”.

Secretaria inscreve para sorteio eletrônico de cursos de Agroecologia, Aquicultura, Administração e Redes de Computadores

índice
Começam nesta quinta-feira (15) as inscrições para a criação das primeiras turmas dos cursos técnicos de Administração, de Redes de Computadores e de Aquicultura da rede estadual. Ao todo, serão ofertados 290 vagas para os três cursos.
Para o curso técnico de nível médio em Redes de Computadores, voltado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Serão ofertadas 80 vagas, com aulas realizadas no Colégio Estadual Luiz Tarquínio, no bairro de Boa Viagem. O curso é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e terá carga horária de 1000h divididos em três semestres. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de junho, no endereço http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/.
O curso será realizado e certificado pelo SENAI, com formação presencial mediado por tecnologia e as vagas serão definidas em duas etapas. Primeiro por sorteio eletrônico, no dia 30 de junho, onde serão selecionados 160 concorrentes, e logo após por entrevista entre os dias 3 e 5 de julho. O resultado final será divulgado no dia 10 de julho e o inicio das aulas no dia 20 de julho.
Aquicultura - O novo curso técnico de nível médio em Aquicultura será ofertado em parceria com a Bahia Pesca e tem inscrições abertas até 28 de junho, para 60 vagas. As inscrições também são feitas exclusivamente no endereço http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/.
O curso é voltado para estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou, tenham comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsistas integrais.
O curso técnico em Aquicultura será realizado no anexo do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), localizado na Fazenda Oruabo, Estrada Bahia Pesca – s/n, Distrito de Acupe, no município de Santo Amaro.
A seleção para as vagas disponíveis acontecerá em duas etapas: A primeira etapa consiste num Sorteio Eletrônico, no dia 30 de junho, aleatório e de caráter classificatório, no qual concorrerão todos os candidatos inscritos. Na segunda, serão realizadas entrevistas individuais, de 3 a 5 de julho, no local de realização do curso. O resultado final será realizado no dia 10 de julho e a matrícula de 10 a 12 de julho. As aulas estão programadas para começar no dia 20 de julho.
Administração - O curso de Administração será ministrado pelo modelo da Escola de Formação Gerencial (EFG) – escola de Ensino Médio profissionalizante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Sebrae, a partir do eixo tecnológico Gestão e Negócios, está ofertando 150 vagas.
As vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, sejam em estabelecimentos da rede pública (nos âmbitos federal, estadual ou municipal) ou que tenham cursado o Ensino Médio em instituições filantrópicas ou privadas na condição de bolsista integral.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho, no endereço http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/. A seleção dos candidatos acontecerá por etapas. No dia 30 de junho será realizado o sorteio eletrônico entre os primeiros 600 inscritos. Depois, os 300 candidatos contemplados no sorteio eletrônico irão fazer prova escrita de Português e Matemática, no dia 12 de julho, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro de Água de Meninos. O resultado da seletiva será publicado no Portal da Educação, no dia 18 de julho.
A terceira etapa da seleção acontece nos dias 25 e 26 de julho, também no CEEP Empreende Bahia, onde serão realizadas uma dinâmica e a entrevista. O resultado final sairá no dia 28 de julho, no Portal da Educação. As matrículas para os 150 aprovados poderão ser feitas entre 31 de julho a 4 de agosto. As aulas do curso serão realizadas no próprio CEEP, com início no dia 10 de agosto.
>> Confira aqui as portarias dos processos seletivos para cursos técnicos de nível médio
>> Confira aqui o cronograma 

Governador anuncia antecipação do pagamento de parte do salário de junho

O Governo do Estado vai antecipar o pagamento de 30% do salário do mês de junho para os cerca de 260 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas. Na sexta-feira (23), o dinheiro já estará disponível, conforme anunciou o governador Rui Costa durante entrevista para a Record TV Itapoan, na manhã desta quarta-feira (21). Ele afirmou que a medida vai incrementar a economia no estado, enfatizando que “as pessoas vão poder curtir o São João e o São Pedro, tendo recursos para viajar”.
A outra parte dos vencimentos será quitada no último dia útil do mês de junho, dia 30, conforme tabela anual de pagamento divulgada em janeiro de 2017. O Governo do Estado tem assegurado o pagamento dos servidores rigorosamente em dia, mesmo diante da crise econômica nacional, graças à adoção de medidas que estão mantendo equilibradas as finanças do Estado.

Secretaria da Educação do Estado abre processo de seleção para Unidades Formadoras do TOPA

A Secretaria da Educação do Estado abre inscrições, a partir do dia 26 de junho, para seleção pública de Unidades Formadoras para a 10ª etapa do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA).  Os selecionados serão responsáveis pela formação inicial e continuada dos alfabetizadores, alfabetizadores-coordenadores de turmas e tradutores intérpretes de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, bem como, formação específica dos coordenadores de turmas, no período de 12 meses.
Podem participar Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado da Bahia, públicas ou privadas sem fins lucrativos, instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica, as instituições ou organizações de ensino sem fins lucrativos, além de agentes do sistema público de educação básica e sequencialmente profissionais das redes de ensino.
Os interessados deverão enviar documentação (ver edital) via SEDEX para o Programa Todos pela Alfabetização – TOPA, no seguinte endereço: Avenida Luis Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, 4º andar, sala 404 – CAB (Centro Administrativo da Bahia), CEP: 41.745-004. O prazo encerra no dia 30 de junho. Para mais informações e dúvidas ligar para Tel: (71) 3115-1330 e/ou Fax: (71) 3115-8987.

 

- Cronograma

Data

Ações/Produtos

26/06/2017 a 30/06/2017

Período de Inscrição

04/07/2017

Resultado da homologação das inscrições deferidas ou não. Divulgados no site da Secretaria da Educação, Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado da Bahia.

05/07/2017 e 07/07/2017

Período de seleção

08/07/2017

Resultado preliminar da eleção

10/07/2017 a 12/072017

Período para interposição de recursos

13/07/2017 e 14/07/2017

Período para análise de recursos

15/07/2017

Resultado final da seleção

19/07/2017

Planejamento Geral da Formação e definição da abrangência

 

Secretaria da Educação do Estado divulga lista de contemplados para o cursinho Universidade para Todos

Universidade

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista dos estudantes contemplados para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. A lista está disponível no Portal da Educação.

A seleção foi feita através das médias de Português e de Matemática que foram lançadas pelos candidatos no ato da inscrição e que serão conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.

O curso é voltado para egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia e para estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia.

Mais sobre o UPT – O UPT oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

>> Clique aqui para ver a lista da UNEB

Técnicos da Educação fazem curso para a coleta de dados do Censo Escolar

20170612_154150

A Secretaria da Educação do Estado realizou uma capacitação de técnicos dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), de Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itabuna  e de secretarias municipais de Educação desses referidos núcleos, para a execução do Censo Escolar da Educação Básica no município de Eunápolis.

20170612_115432

Os dados coletados pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), entre outros. Os dados também são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por outros ministérios como Saúde e Esportes e por organismos internacionais como a UNESCO e o UNICEF.

A superintendente de Gestão da Informação Educacional do Estado, Cristiane Soares Ferreira, diz que esta atualização é imprescindível. “É essencial que os dados coletados sejam fidedignos para que a gente tenha a geração de políticas públicas de Educação adequadas para o nosso Estado. Além disso, esses dados são pré-requisito para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”, destaca.

Os técnicos irão atuar como multiplicadores junto aos gestores das escolas. No caso da rede estadual, as informações dos estudantes e das unidades escolares deverão ser lançadas no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Os dados informados serão migrados para o Sistema Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Censo é realizado anualmente em regime de colaboração entre o INEP e as secretarias estaduais e municipais da Educação, em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizados. A ação engloba todos os estabelecimentos públicos e privados de Educação Básica, onde são coletadas informações dos estudantes, turmas, escolas e profissionais da Educação como unidades de informação principal.

Secretaria abre edital para seleção de professores para o PRONATEC

Pronatec
A Secretaria da Educação do Estado abriu edital para a seleção de professores e capacitadores para atuarem nos 126 cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional (formação inicial e continuada), na ação Bolsa Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), a serem ofertados nos Centros de Educação Profissional e unidades escolares da rede estadual. Serão ofertadas 600 vagas, destinadas à formação de cadastro de reserva. As inscrições serão realizadas de 14 a 26 de junho.
 
As vagas são destinadas, exclusivamente, para professores efetivos do magistério público estadual e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) que trabalham no Estado, e, também, para ocupantes efetivos de cargos técnicos de qualquer Secretaria de Governo ou de outros órgãos públicos estaduais. Para se inscrever, o interessado deve  imprimir o formulário, que deverá ser enviado, devidamente preenchido, via Sedex, para o endereço da Secretaria da Educação do Estado: 5ª Avenida, 550 – Centro Administrativo da Bahia, Salvador – BA, 41745-004, sala 218-B.
 O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio afirma que esta ação visa consolidar parcerias já estabelecidas entre a Secretaria da Educação do Estado e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Turismo, Cultura e Meio Ambiente na formação de competências nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. “A ideia é aproveitar as competências de outras Secretarias e órgãos do Estado em áreas como Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, visando integrar as ações de formação profissional da Secretaria da Educação com a expertise de profissionais extensionistas, que atuam mais próximos ao mundo do trabalho, unindo teoria e vivência prática”.
 
Dentre as disciplinas oferecidas pelos 126 cursos que serão ofertados na primeira etapa do PRONATEC, três são comuns a todos: Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e Empreendedorismo. Outros cursos serão oferecidos pela primeira vez, como Tratorista Agrícola e Georeferenciamento. Há ainda outras tantas opções, como Língua Brasileira de Sinais, Horticultor Orgânico, Apicultura, Pescador profissional, Maquiador Cênico e Músico de Orquestra. Para a execução do programa e a oferta de cursos específicos, foram firmadas parcerias com a Bahia Pesca, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Voluntárias Sociais da Bahia.
 
A seleção dos candidatos será feita por uma comissão designada através de portaria, formada por servidores da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica. Os profissionais selecionados cumprirão uma carga horária de, aproximadamente, 200 horas/aula por curso, incluindo a carga horária de estágio, sendo oito a dez disciplinas por curso, em média. A carga horária semanal é de 16 horas por professor. 

Prorrogadas as inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

Paratodos
A Secretaria da Educação do Estado prorrogou, até a próxima segunda-feira (12), as inscrições para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. 
 
Poderá concorrer a uma vaga o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia. 
 
Matrícula – A seleção é feita através das médias de Português e de Matemática que são lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.
 
Mais sobre o UPT
O UPT oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Inscrições para o Universidade para Todos terminam nesta quinta (8)

Universidade

Os interessados em concorrer a uma das 16.400 vagas para o cursinho Universidade Para Todos (UPT), ofertado pela Secretaria da Educação do Estado, devem se inscrever até esta quinta-feira (8). As aulas, preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), são realizadas em Salvador e mais 228 localidades do Estado da Bahia, em 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. 

Poderá concorrer a uma vaga o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia. 
 
Matrícula
A seleção é feita através das médias de Português e de Matemática que são lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.
 
Mais sobre o UPT
O UPT oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
 
Em caso de dúvidas:
Ligue: 0800 285 8000 ou escreva: upt@educacao.ba.gov.br

Secretaria divulga resultado da seleção REDA para professores e profissionais da Educação

IMG-20160215-WA0034
Para ampliar, ainda mais, a qualidade pedagógica das escolas, a Secretaria da Educação do Estado publicou, nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial do Estado, o resultado final e a homologação do resultado final dos Processos Seletivos Simplificado para a contratação de professores e profissionais da Educação, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As provas foram realizadas no dia 7 de maio por mais de 30 mil candidatos.
 
Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “estes professores e profissionais da Educação têm formações específicas e, portanto, isto irá representar uma maior qualidade pedagógica nas salas de aula”.
 
Com este processo, mais de sete mil professores e profissionais da Educação passarão a atuar nas escolas estaduais, a partir deste semestre, em substituição aos contratos emergenciais realizados no ano de 2016. A seleção prevê a contratação de 2.485 professores da Educação Básica e do Campo. Somados a estes, mais 211 professores substitutos serão convocados imediatamente de um total autorizado de 2.243, que deverão ser convocados na medida em que forem surgindo as vagas, ao longo do ano letivo ou enquanto durar a validade do processo seletivo.
 
O processo seletivo também contempla 215 vagas para professores indígenas e 961 para a função de técnico de nível médio/mediador para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). Deverão ser convocados, também, 519 professores da Educação Profissional e Tecnológica e 157 preceptores de estágio de Enfermagem das unidades da Educação Profissional e Tecnológica. Outras 655 vagas são da Educação Especial, destinadas a técnicos de Atendimento Educacional Especializado, tradutor/intérprete de Libras, cuidador educacional, braillista e instrutor de Libras.
 
Convocação
A Secretaria da Educação do Estado iniciará a convocação no decorrer do mês de junho e o processo se estenderá até a vigência do processo seletivo. Os convocados serão encaminhados de forma imediata para assumirem as suas funções.