Eleição do Colegiado Escolar atraiu as famílias para a escola

IMG-20170510-WA0048

As escolas estaduais do Núcleo Territorial de Educação, NTE 27, receberam visitantes especiais, nesta quarta-feira (10), para o início da votação que escolheu os novos membros do Colegiado Escolar. A eleição levou às urnas  pais, mães e responsáveis, que, com representação garantida no colegiado, poderão dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas da escola, juntamente com os demais membros eleitos, ou seja, estudantes, funcionários e representantes dos professores.  

20170510_111938_001

Empolgada com as eleições, a mãe de Letícia Brito, do 3º ano B matutino , professora Patricia Brito ressaltou a importância do colegiado escolar que é trazer a comunidade prá dentro da escola e a participação dos pais é muito importante, prá ver o que está acontecendo, muitas vezes tem pessoas de fora que não sabem o que acontece dentro de uma escola, então a participação dos pais, dos professores, dos alunos, é fundamental para uma melhoria na Unidade Escolar.

Para o aluno Antonio Brito Souza de Moura, 15 anos, 2º A, matutino, do Colégio Estadual Dr. Antonio Ricaldi, em Porto Seguro “A eleição do Colegiado Escolar é muito importante “ Assim como o governo, temos que ter também nossos representantes na escola, para escolher quem vai nos representar e a pessoa que vamos escolher deve ser influente e dar o exemplo na sala de aula”.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação, professora Ozanir Aldereti Fernandes Dela Libera ressalta que houve uma preparação bem antes das eleições para tudo corresse na mais perfeita ordem “A eleição do Colegiado é uma forma de integração da família com a escola, fazendo com que a comunidade participe mais das ações desenvolvidas na Unidade Escolar.”

O coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Barreto Bittencourt, ressalta ações empreendidas para fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas. “Realizamos, recentemente, as eleições para líderes estudantis. Agora, com as eleições do Colegiado Escolar, estamos vivenciando o ápice da participação democrática nas nossas escolas, levando em conta que o órgão tem caráter deliberativo, consultivo, mobilizador e de acompanhamento no sentido de cuidar da gestão pedagógica, a partir da concepção de uma escola com Educação de qualidade”.

Ele ainda apontou a importância dos segmentos da escola terem representantes que atuem junto aos gestores da escola. “Acho fundamental esse envolvimento pois, assim, vou servir para representar e atuar como uma voz para meus colegas”, afirma.

A posse dos novos representantes do Colegiado Escolar de cada unidade se dará entre 12 e 26 de maio. Os resultados serão publicados no Diário Oficial, durante este período.