Inscrições para curso de aperfeiçoamento para professores e coordenadores pedagógicos terminam nesta terça (12)

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Terminam, nesta terça-feira (12), as inscrições para o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, destinado a professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. As inscrições são feitas, exclusivamente, via internet, e seguem até às 23h59, do dia 12/12. Na modalidade de Educação à Distância (EAD), o curso será iniciado no dia 1° de fevereiro de 2018.

O curso faz parte das ações do Governo do Estado para a promoção dos educadores dos Ensinos Fundamental e Médio do magistério público estadual. Os participantes concluintes do curso terão um ganho médio de 14% em seus vencimentos até maio de 2019. O pagamento de 6% sobre o vencimento básico dos educadores, referente à primeira promoção, será feito ainda este ano. O valor da segunda promoção será antecipado em setembro de 2018. As promoções estão condicionadas à inscrição e à frequência dos professores e coordenadores na capacitação, dividido em dois módulos.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre a iniciativa. “Esta é mais uma das ações que estamos implementando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. Mesmo em uma conjuntura econômica nacional adversa e enfraquecida, o governador Rui Costa toma esta atitude, que valoriza a carreira do magistério por meio da promoção dos professores e coordenadores. Portanto, este curso irá trazer também um grande benefício para a rede, fortalecendo a pedagogia da escola e o processo de ensino e aprendizagem com o uso das novas tecnologias”, afirmou.
Sobre o curso - O curso tem como objetivo tornar evidente na prática pedagógica da rede pública estadual de ensino a natureza transformadora das tecnologias educacionais, seja na vertente operacional ou na humanizadora, no processo de ensino-aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento. As aulas serão realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo, por meio de ambiente virtual de aprendizagem através do site www.sec.ufba.br. Para o acesso, o educador deverá fazer uso do nome de usuário e senha, fornecidos através do e-mail informado no ato da inscrição.
O curso terá a carga horária integral de 120 h, e será constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro terá três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados (25 h); TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração (25 h); e Avaliação do Módulo (10 h). O segundo módulo também terá três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação (25 h); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (25 h); e Avaliação do Módulo (10 h). Para a conclusão do curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais” serão exigidos o aproveitamento com média 6,0 e a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.
DÚVIDAS FREQUENTES:
 
- Quanto ao quantitativo de Vagas:
O Curso será destinados a todos os Professores e Coordenadores Pedagógicos integrantes da Carreira do Magistério do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e enquadrados nos termos da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008, que esteja em efetivo exercício:
1. no âmbito da Secretaria da Educação;
2. de mandato eletivo em Entidade Sindical;
3. a disposição de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Estadual;
4. como ocupante de cargo eletivo.

Quanto ao prazo de inscrição:
De 06/12/2017 até 12/12/2017.

 
- Quanto ao comprovante gerado ao final da inscrição:
Serve apenas como garantia da inscrição.

Quanto ao acesso ao ambiente virtual de aprendizagem para realização do curso:
Na segunda quinzena do mês de janeiro/2018 os servidores inscritos no curso receberão um email informado, o nome de usuário e senha, para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.

 
- O servidor integrante da Carreira do Magistério do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia que não se inscrever, frequentar ou  for aprovado no curso o que vai acontecer?
Não terá a promoção nos graus da Carreira.

- Quanto ao servidor com mais de um vínculo:
O servidor com acumulação legal de 2 (dois) cargos de magistério ao se inscrever estará efetivando a inscrição em ambos os vínculos, desde que atenda aos requisitos em cada um dos cargos.

Situações impeditivas de inscrição no curso:
O servidor que estiver:
I – afastado por motivo de licença com perda dos vencimentos;
II – afastado por motivo de suspensão disciplinar ou preventiva;
III – à disposição de qualquer órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta, federal ou municipal, exceto, neste último caso, se o mesmo estiver em efetivo exercício na respectiva Secretaria de Educação.