Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro estão abertas até 28 de maio

parlamento-jovem-2016fotos-alex-ferreira-camara-dos-deputados-20
As inscrições para a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) seguem abertas até a próxima segunda-feira (28). O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.
É necessário ser aluno do Ensino Médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos, para participar. O candidato tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, na modalidade Integrada ao Ensino Médio.
Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária à Secretaria de Educação do Estado do estudante, na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2018.
O evento será realizado de 1 a 5 de outubro, na Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.
Baiano – Em 2017, o estudante Admilson dos Santos Boaventura, 18, 2º ano, do Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina (a 356 Km de Salvador), no Nordeste do Estado da Bahia, representou a Bahia no PJB. Ele foi eleito pela criação de um projeto sobre a gestão democrática na escola.  O estudante, que é filho de agricultora familiar e morador da zona rural, também conquistou vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) representando a Bahia.
Fonte: Ascom Câmara dos Deputados