Secretário Walter Pinheiro vistoriou obras do Iceia no domingo (27)

iceia2_0
Faltando uma semana para o início do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que vai ocorrer de 4 a 8 de junho, em Salvador, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, vistoriou, neste domingo (27), as obras do Centro de Formação e Eventos, que está sendo montado no
Centro Estadual de Educacao Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaias Alves (Iceia), que será também a principal sede do encontro.
Com uma área total de aproximadamente 29 mil metros quadrados, cinco pavilhões e 45 salas de aula, o Isaías Alves completa 182 anos de fundação neste ano de 2018. A reforma já está em sua fase final e prioriza a estrutura de concreto (vigas, pilares e lajes). Estão incluídas a recuperação de toda a cobertura (telhados); substituição de pisos das salas e em outras áreas, com cerâmicas de alta resistência; reforma do teatro, dos sanitários, dos vestuários; das quadras, do ginásio de esporte e da piscina coberta; restauração das esquadrias (madeira e metálica); troca de toda a parte elétrica e reparos na hidráulica, além de pintura interna e externa e rampas de acesso para a mobilidade de pessoas com deficiência.
“Hoje pudemos conferir que até a montagem das estruturas provisórias para o Virtual Educa estão bem adiantadas. No geral, as coisas estão caminhando bem e vamos entregar o Iceia pronto não apenas para o Virtual Educa, mas para os próximos eventos e para sua nova etapa na conjuntura da Educação. Já temos uma atividade programada para uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, com eleições simuladas com estudantes de diversas escolas. Depois do dia 8, os estudantes que aqui estudam retornam para suas salas e vamos preparar o projeto definitivo de acústica, estacionamento, cobertura das novas quadras, além da quadra coberta que já existe aqui, para a prática esportiva em larga escala. Vamos atuar no Iceia em diversas frentes, com parcerias já articuladas com o Sistema S e o Sebrae. Portanto, teremos projetos em parceria funcionando aqui, ampliando completamente o escopo de atuação deste local histórico, inclusive com a produção e uso de energias renováveis, assim como estamos fazendo com 27 escolas dos Territórios de identidade da Bahia”, destacou Pinheiro.
O Virtual Educa será um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação “Cooperação Sul-Sul”, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.
Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. A programação constará de apresentações de trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente.