Sistema RH Bahia atende a gestores e servidores a partir de 2 de janeiro

rh
O endereço do novo serviço é www.rhbahia.ba.gov.br. Segundo o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o RH Bahia é um sistema integrado de gestão de pessoas. “O sistema faz a gestão desde a origem, do processo de dimensionamento de quadro de pessoal, passando pela admissão, por concurso público, e culminando na aposentadoria do servidor e na gestão inclusive dos pensionistas. É um sistema que vai controlar todos os processos do arco funcional da vida dos servidores públicos”.
Para Tambone, na medida em que se melhora a gestão do capital humano, o serviço prestado à sociedade é melhor e o gasto também é qualificado. “O servidor vai utilizar o sistema no seu dia a dia, vai acompanhar todos os processos relativos aos seus direitos e deveres, o seu histórico funcional, o desenvolvimento da sua carreira, cursos que poderá realizar, solicitar virtualmente certidões, licenças e movimentações internas, entre outros serviços. Enfim, toda a vida funcional estará acessível de forma online, integrada. Isso vai gerar agilidade e transparência muito grandes na visibilidade desses processos”.
O superintendente informa ainda que a partir do dia 2 de janeiro o RH Bahia estará efetivamente no ar, inicialmente nas coordenações de recursos humanos, e a partir do início de fevereiro, o servidor já terá acesso a um volume maior de informações que poderão ser acessadas diretamente no portal.
A secretária administrativa da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Barbara Oliveira, está sendo capacitada para utilizar o portal. “Estou achando interessante, vai ajudar bastante, é simples, de fácil acesso e dá a oportunidade ao servidor de vivenciar a sua vida funcional. É fácil lançar as férias, achei muito prático. Alguns pedidos que demoravam de ser atendidos agora estão a um clique, e quando a resposta chega, ele manda uma mensagem avisando”.