SEC entrega ao Conselho Estadual de Educação Currículo Bahia da Educação Profissional do Estado

conselho A Secretaria da  Educação do Estado entregou, nesta terça-feira (29), ao Conselho Estadual de Educação, o Currículo para a Bahia que estabelece as orientações e diretrizes pedagógicas e curriculares da rede de Educação Profissional e Tecnológica.  Em 134 páginas, são detalhados a estrutura e organização da Educação Profissional do Estado, bem como seus princípios norteadores e conteúdos sobre o projeto político-pedagógico e a certificação do curso técnico de nível médio, entre outros assuntos relacionados à gestão da educação profissional da Bahia.

Currículo Bahia - No último biênio, a Secretaria da Educação promoveu uma mudança substancial na política educacional do Estado, ao incorporar às práticas pedagógicas as necessidades sociais do século XXI e à diversidade cultural dos Territórios de Identidade baianos e sua pluralidade econômica, social e ambiental. A proposta foi articular escola e comunidade na busca de uma educação contextualizada, transformadora e emancipatória. Ressaltou-se, assim, que a integração entre escola e comunidade é capaz de estabelecer objetivos comuns que mobilizem a sociedade para ações de desenvolvimento de um ambiente escolar criativo, inovador e pertinente.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, frisa que o Currículo Bahia é “um instrumento dinâmico e em perfeita sintonia com as nossas escolas, nossos professores, gestores, alunos e comunidade externa, construído por meio da constante ausculta a quem mais entende de educação: as nossas escolas”. O subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, participou do ato.
A Educação Profissional na Bahia - A Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPTEC-BA) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é hoje a segunda maior rede pública de Educação Profissional do Brasil e contribui para que se tenha a quarta maior oferta de Educação Profissional entre os estados do país. Com uma oferta de 160.589 vagas, a EPTEC Bahia conta com unidades que ofertam, exclusivamente, a Educação Profissional e Tecnológica. São 38 Centros Estaduais de Educação Profissional e 41 Centros Territoriais de Educação Profissional, com 34 anexos.
Além disso, a rede estadual tem 112 unidades ofertantes permanentes e 80 unidades ofertantes provisórias, principalmente com cursos de curta duração e programas federais, totalizando 305 unidades ofertantes de cursos de formação e qualificação profissional.