Governador Rui Costa destaca importância da Educação na posse de secretários

46968759142202ed8a5c3k
Durante a posse de secretários, na tarde desta quinta-feira (7), em evento realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o governador Rui Costa destacou a Educação como uma prioridade na sua gestão. Entre os secretários, Jerônimo Rodrigues foi empossado na pasta.
rui“A Secretaria, os professores e funcionários existem não para si mesmos, mas só existem com uma finalidade: garantir que as crianças aprendam aquilo que estão estudando, que concluam na idade certa o seu estudo; esse é o objetivo da educação. O foco da Educação não é o governador, não é o secretário, não são os servidores, o foco da Educação são as crianças, os adolescentes e os jovens que precisam aprender e ter uma oportunidade de futuro na vida”, disse Rui durante a cerimônia.
O governador destacou ainda que a Educação não acontece na sede da Secretaria: “acontece é dentro da escola e nós vamos para dentro da escola para transformar a educação e, hoje, mais uma vez pedi a mobilização e o envolvimento da sociedade para que a gente possa transformar os indicadores educacionais da Bahia. Não faz sentido e não me peçam para fazer arranjo na educação então não vejo sentido em manter desperdícios de dinheiro na educação, cada centavo deve ser valorizado”, disse.
Leia também: 
Rui disse ainda que está buscando integrar algumas escolas que estão num mesmo terreno, mas divididas apenas por um muro. “Não tem sentido em um pedaço de terreno ser divido por muro e ali ser chamada três escolas, onde cada uma é uma escola, onde não se garante naquele espaço um auditório, uma quadra, uma biblioteca decente e a gente multiplica os custos por três e não garante o que é essencial para a criança, o muro vai cair para gente garantir biblioteca, laboratório, computador, reforço escolar e auditório para práticas culturais. O que interessa é investir na atividade fim e não torrar o dinheiro em atividades e meios que significam zero de aprendizagem para a criança. Então, não é um muro que garante a aprendizagem”, destacou.
O governador disse ainda que foi preciso tomar medidas necessárias para melhorar a Educação na sua primeira gestão. “O desafio é grande e quero agradecer a Jerônimo Rodrigues, citar juntamente e parabenizar pela assunção do planejamento o ex-secretário da Educação e atual secretário de Planejamento Walter Pinheiro. E agradecer pelo período que passou na Secretaria da Educação. Pelas mudanças que provocam ruídos, mas são necessárias, e que vão continuar acontecendo para que a gente compatibilize excelência, aprendizagem com custos e estruturas compatíveis com a capacidade financeira e orçamentária do Estado”, ressaltou.