Secretaria participa da celebração dos 15 anos de entidade da Agricultura Familiar

15-anos-de-entidade-da-agricultura-familiar2

A Secretaria da Educação do Estado participou, neste sábado (8) das comemorações dos 15 anos da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-BA).  A atividade  aconteceu no Acampamento Maanain, na cidade de Santa Bárbara (150 km de Salvador). Na atividade, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, foram destacados, dentre outras coisas,  o papel da FETRAF na defesa da Agricultura Familiar e a forte atuação com a Educação do Campo, notabilizada pela alfabetização de jovens e adultos.

Na oportunidade, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre as contribuições da FETRAF para a Educação.  ” A FETRAF, com 15 anos de existência, tem uma contribuição em um processo de uma educação não formal, com as capacitações na aprendizagem do movimento sindical e, também, para a Educação do Campo, pois desenvolve um trabalho com jovens e adultos para a erradicação do analfabetismo no Campo muito intenso no projeto Mova Brasil. Tem outro programa que eles fazem em parceria com as escolas famílias agrícolas e tem ainda a capacitação sindical. E a FETRAF  é uma instituição que tem uma capacidade de fazer muitas parcerias com as universidades e com o Governo do Estado”,  afirmou.

Jerônimo destacou outras construções da FETRAF ainda no contexto  educacional. “Eu chamo a atenção para um elemento. A FETRAF tem o slogan: ‘As mãos que alimentam o Brasil’. E isso é de um tamanho para a educação muito grande, porque ele trás para a nossa mesa o debate em torno do papel da Agricultura Familiar na produção de alimento e isso é uma ação educativa. Depois é garantir que no dia a dia da vida dos brasileiros e brasileiras tenha comida em quantidade e com qualidade. Por tudo isso, a FETRAF tem o nosso reconhecimento da sua contribuição para a Educação do Campo e para  os governos Estadual Municipal e até Federal, pois no passado, muitos programas desenvolvidos foram frutos de uma parceria com a FETRAF”, ressaltou.

O coordenador da FETRAF-BA, Rosival Leite, falou sobre as ações em parceria que estão sendo discutidas com a Secretaria da Educação do Estado para fortalecer, ainda mais, a Educação do Campo. “A Educação é um processo que transforma. E nós da FETRAF acreditamos que é a partir da Educação e da formação que a gente vai mudar o mundo e criar novas perspectivas. A gente está muito feliz de ter neste processo de Educação no nosso Estado o secretário Jerônimo Rodrigues, que sempre foi parceiro,  militante e acredito que a gente vai dar saltos além dos que já demos até aqui e fazer grandes elaborações juntos”.