Secretarias da Educação e Fazenda dialogam sobre planejamento para 2020

Com o objetivo de dialogar sobre planejamento para 2020, o secretário da Fazenda do Estado (SEFAZ), Manoel Vitório, a convite do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, participou de um encontro, nesta segunda-feira (16), com técnicos da Educação, no auditório do órgão. Dentre os temas abordados estavam o equilíbrio e a qualidade nos gastos públicos.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância da troca de experiências com a SEFAZ. “Ouvir o secretário Manoel Vitório é muito relevante para que possamos entender como funciona a estrutura de arrecadação e de investimentos. Já seguimos um direcionamento de descentralizar a nossa gestão trabalhando como os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e as escolas. Acredito que quando conseguirmos que os diretores tenham um grande desempenho na gestão, vamos conseguir também impactar no aspecto pedagógico das escolas. Queremos continuar este diálogo com a SEFAZ, discutindo um planejamento efetivo”, disse.

Para o secretário Manoel Vitório, o diferencial da boa gestão é saber equilibrar os gastos públicos. “A questão não é apenas o que arrecadamos, mas como realizamos os gastos. Queremos ter um diálogo com as secretarias para que possamos discutir o melhor planejamento possível para os órgãos. A boa gestão está em saber analisar no que devemos investir, já que não estamos em um momento econômico favorável e não temos a arrecadação que se deseja para o tamanho do Estado. Por isso, realizamos um conjunto de ações para inibir, entre outras, a sonegação. Mas estamos abertos a ouvir as propostas e discutir a melhor forma de executá-las”, afirmou.