Estudantes fazem segunda etapa do ENEM e já vivem a expectativa do resultado

No segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019, realizado neste domingo (10), em todo o país, o clima foi de concentração entres os estudantes na Bahia. Os candidatos responderam a 45 questões das provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias, em um tempo de cinco horas. Desde agora, eles já vivem a expectativa do resultado  oficial do ENEM, que será divulgado em janeiro de 2020.   Após meses de dedicação e preparação, os estudantes seguem confiantes e com boas expectativas, pois, mais do que testar seus conhecimentos, o ENEM significa para eles um importante passaporte para o tão sonhado ingresso no Ensino Superior.    Este é o caso da estudante Vivian Santana, 19, 3º ano, do Colégio Estadual da Bahia (Central), que mora no bairro Costa Azul e chegou cedo para fazer as provas no Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, localizado no bairro do Cabula VI, em Salvador. “Estudei muito durante o ano e estou muito confiante de fazer boas provas, pois quero muito cursar Direito na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)”, afirmou a estudante, que está fazendo o ENEM pela primeira vez.   Quem também está otimista é Vanessa Lopes, 18, 3º ano, do Colégio Modelo, e moradora do bairro Santo Inácio. “Tive uma boa preparação na escola, pois além dos aulões de revisão, nós também respondemos a prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e isso também ajudou bastante”, disse a estudante.   No Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso, também localizado no Cabula VI, a movimentação dos estudantes em frente ao portão começou por volta das 11h30. Os estudantes Walisson Souza, 19 e Yasmin Marques, 18, que estudam no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva, no bairro de Mata Escura, também em Salvador, estavam com boas expectavas.   “Fiz boas provas no primeiro dia e hoje acredito que vai ser ainda melhor, pois tenho muita facilidade com os assuntos das disciplinas de exatas. Além disto, me preparei bastante no aulão promovido na escola e acessando os conteúdos disponíveis no portal da Secretaria da Educação do Estado”, disse confiante, Walisson Souza, que deseja cursar Engenharia Civil da UFBA.    Já Yasmin Marques revelou que, além da escola, também acessou vários conteúdos na internet. “Estudei bastante nas últimas semanas e assisti muitas aulas no YouTube. Os professores nos deram muitas dicas na escola e eu quero muito ter um bom desempenho no ENEM para realizar meu sonho de fazer faculdade de Enfermagem na UFBA ou na UNEB”, comentou a estante, que fez questão de chegar mais cedo para não ter nenhum contratempo.   Preparação – A Secretaria da Educação do Estado realizou, durante o ano, diversas ações e projetos voltados para a preparação dos estudantes da rede estadual para o ENEM, como por exemplo, o projeto ENEM 100%, que envolveu, dentre outras atividades, aulões e correções de redações, pelo “Redijaê”. Com o projeto Mais Estudo, o Estado selecionou 10 mil estudantes monitores nas escolas, para ajudarem os colegas nas aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática.   Já pelo Programa Universidade para Todos (UPT), executado em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC), a SEC beneficiou mais de 11 mil estudantes com o cursinho pré-vestibular. Por meio do SABE, os estudantes também fizeram avaliações ao longo do ano. O objetivo do sistema foi promover a revisão de conteúdos e familiarizar os estudantes para as diferentes formas de avaliação, inclusive o ENEM.   Destaca-se, ainda, o Partiu Estágio do Reforço Escolar, por meio do qual, estudantes universitários contribuem com o trabalho docente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física. Outra ação importante é a disponibilização de mais de 9,5 conteúdos digitais educacionais no Portal da Educação. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais, que podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado à internet. Elaborados pelos educadores da rede estadual, os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos.