As escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior realizaram, na terça-feira (17), o quarto e último Conselho de Classe do ano letivo de 2019. A iniciativa consiste em uma reunião, na qual professores, coordenadores pedagógicos e gestores discutem e avaliam todo o percurso do processo de aprendizagem e desempenho dos estudantes.
Para otimizar o desenvolvimento da atividade avaliativa, a Secretaria da Educação do Estado elaborou um instrumento para ser utilizado neste e nos próximos anos, em todos os conselhos de classe, a fim de balizar a análise de mérito sobre o avanço ou retenção dos estudantes. Trata-se do Protocolo de Gestão da Aprendizagem, objeto da Portaria nº 895/2019, publicada no último dia 6 de dezembro, no Diário Oficial do Estado.
O Protocolo consiste em um conjunto de formulários, cujo preenchimento deverá ser feito por coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e gestores escolares e seu principal objetivo, além de apoiar o Conselho de Classe, é registrar os fatores que podem ensejar a reprovação do estudante, possibilitando aos diferentes atores conhecer os dados objetivos e promover, na medida das suas competências, ações corretivas e preventivas este ano e no ano letivo subsequente. Para 2019, somente os formulários do Professor e o Parecer Final foram aplicados.