Estudantes da rede estadual de ensino do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio realizaram, nesta terça-feira (18), a Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), respondendo a um total de 30 questões dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A iniciativa visa fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes. Esta é a primeira das sete avaliações que fazem parte do SABE.
A estudante Naiara Santos, 15, 1° ano, do Colégio Estadual Isaias Alves, localizado em Poções, disse que gostou de fazer a avaliação. “Achei essa avaliação muito importante, pois nos ajuda na preparação das disciplinas da escola. Tive um pouco de dificuldade nas questões de Matemática, mas acho que saí bem”, afirmou. As questões da avaliação também foram respondidas pelos estudantes do Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado no município de Firmino Alves.
Sobre a avaliação – O SABE foi implantado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em 2019. Durante o ano, a SEC mobilizou as escolas e a comunidade escolar nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Além de subsidiar a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes, o sistema promove uma maior familiarização dos estudantes com diferentes processos avaliativos. As avaliações do SABE se baseiam na matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).