A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está realizando o projeto Tenda do Saber, como parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o objetivo de distribuir para os servidores e colaboradores obras literárias e livros pedagógicos para incentivar a leitura e promover uma formação continuada com os funcionários. A ação, realizada nesta quinta-feira (28), aconteceu no subsolo da sede da secretaria com a distribuição de até dois livros por visitante. Na sexta-feira (29), a ação continua das 9h30 às 16h, no primeiro andar do prédio.
O projeto, realizado no Dia do Servidor, coincide com a semana nacional do livro e da biblioteca e atraiu o público com obras clássicas e contemporâneas, dentre outras, o livro Amora, uma publicação de contos da escritora gaúcha Natália Borges Polesso, vencedora dos prêmios Jabuti, e Açorianos, na categoria de contos. A auxiliar administrativa Rebeca Reis gosta de romances e encontrou no projeto um livro que pretende ler: “O espelho dos girassóis”, de Maviael Melo. “Sempre gostei da leitura e vejo que a iniciativa da Secretaria é excelente. Passamos o dia no trabalho e podemos, nas horas vagas ou no transporte público, investir na leitura”.
A colaboradora Paula Cristina Galvão disse que tem o hábito de ler com a filha à noite e ganhou mais uma obra para compartilhar em casa: “Viviana, a rainha do pijama”, de Steve Webb. “A ação é muito interessante, tenho uma filha de dez anos e lemos vários livros. Quando vi esse exemplar, pensei logo nela. Sem dúvidas, será uma das nossas próximas leitura”.
A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da SEC, Alessandra Santana, falou sobre a importância do projeto. “Estamos apresentando uma amostra dos livros voltados para o público infantojuvenil, que são disponibilizados nas escolas da rede estadual de ensino. Na Tenda do Saber, os visitantes têm à disposição obras de vários autores consagrados da literatura, como Drummond, Machado de Assis, Eliane Ganem e Natália Borges. Também colocamos à disposição livros didáticos e educativos produzidos por pesquisadores brasileiros. Esperamos, com esta ação, estimular a leitura entre os servidores e seus familiares, além de manter uma formação continuada”.